atendimento@PlugCell.com.br  PB: (83) 3044-2770 | SP: (11) 2666-4754 | MG: (31) 4042-1376

Chipeira ou Gateway GSM

Posted by

Fale à vontade para celulares de forma barata.

O QUE É UMA CHIPEIRA?
As Chipeiras ou Gateways GSM são equipamentos que permitem o roteamento direto entre redes IP, digitais e analógicas para as redes GSM de telefonia celular.

Com esses dispositivos que concentram os chips, as empresas podem reduzir significativamente o custo que gastam em telefonia móvel, especialmente o custo que gastam em chamadas de números fixos para números da telefonia móvel. A idéia central por trás de redução de custos com as Chipeiras é o uso das rotas de menor custo “Least Cost Routing (LCR)”.

Através do roteamento de menor custo, a Chipeira seleciona a conexão telefônica com melhor relação custo-benefício. Antes de efetivar a ligação, é verificado o número que é discado, bem como informações de taxa que é armazenado em uma tabela de roteamento interno. Geralmente são suportados até quatro chips SIM por módulo GSM e estes chips podem ser pós pagos, pre pagos ou de operadoras diferentes. Assim as chamadas poderão ser direcionadas para a rota pré programada com menor custo!

 

POR QUE COMPRAR UMA CHIPEIRA?
Para reduzir drasticamente o custo de telecomunicação que uma empresa gasta mensalmente. Nos casos de uso intensivo em centrais de chamadas ou atendimento tipo “call centers”, o custo investido em uma chipeira poderá ser recuperado em 45 dias!

Muitos modelos de chipeira são oferecidos com suporte a “portabilidade numérica”, acessando em tempo real um banco de dados que informa a origem da operadora do número discado, selecionando o chip da mesma operadora de forma a minimizar o custo da chamada.

 

TIPOS DE CHIPEIRA
Existem vários tipos de chipeiras como segue:

Chipeiras VoIP, onde as chamadas são encaminhadas através de conexões IP, possibilitando a ligação direta do IPPBX;

Chipeiras Analógicas, que possuem portas FXO (Foreign eXchange Office) é uma interface que recebe sinalização da operadora (STFC) ou de uma central telefônica PABX;

Chipeiras Digitais, que possuem portas E1, para conexão simultânea de até 30 canais de voz de uma central telefônica PABX;
O Gateway GSM VoIP introduz novas técnicas para reduzir os custos das chamadas de telefonia. Ele fornece a tecnologia de voz superior para conectar os sistemas telefônicos baseados em IP, soft switches e IP-PBXs para as redes GSM.

O Gateway GSM profissional se conecta diretamente aos sistemas baseados em IP ou digitais, usando as redes VoIP e rotas de forma rentável gerenciando ligações tanto de entrada quanto as de saída – tudo em uma caixa.

Características e Destaques que Devem Ser Analisadas em Equipamentos:

  • Escolha ideal para operadoras de longa distância / terminação de tráfego, empresas e clientes de ISP, que desejam enviar o tráfego entre VoIP ou E1 e a rede GSM;
  • Conformidade com Anatel;
  • Modular, modelos com 1U e 2U de altura;
  • Compatibilidade com a Cisco, Avaya, Unify, NEC, Mitel, Asterisk e outros;
  • Gestão via Web e suporte – monitoramento remoto e configuração através de acesso TCP / IP;
  • A interface do lado do usuário é de até 32 canais GSM.
  • Todos os 32 canais GSM são quad band e capacidade de auto-seleção;
  • Cada canal GSM é programável individualmente para trabalhar com qualquer um do SIM Card das operadoras, de acordo com a programação de horário, tempo e do dia;
  • Contador de Uso Real-Time pré-pago com a opção rotação;
  • A característica original de identificação de chamadas de bloqueio (se a rede permite);
  • O cancelamento de eco;
  • Supervisão resposta precisa e supervisão de desconexão;
  • Avançado Least Cost Routing (LCR) e Grupos de Roteamento;

 

COMO DIMENSIONAR UMA CHIPEIRA?
Existem algumas regras práticas para este dimensionamento. Se o equipamento for utilizado em uma central ativa de chamadas com discadores automáticos, consideram-se dois canais por operador. Para uso comercial em escritórios, considera-se o uso de um canal GSM para cada grupo de 50 colaboradores.

Podemos dimensionar o tamanho da Chipeira se tivermos o consume mensal de minutos, de acordo com a próxima tabela:

tabela
Para um dimensionamento preciso, entre em contato.

 

FORMAS DE AQUISIÇÃO
As chipeiras podem ser adquiridas na modalidade de compra ou locação.
Fonte de informações : c h i p e i r a . c o m . b r