atendimento@PlugCell.com.br  PB: (83) 3044-2770 | SP: (11) 2666-4754 | MG: (31) 4042-1376

O que é um gateway GSM e o que a sua empresa tem a ganhar com ele

O que é um gateway GSM e o que a sua empresa tem a ganhar com ele

Posted by

As ligações para celulares são, muitas vezes, as que mais oneram a conta telefônica no final do mês em empresas de todos os portes. Sendo assim, utilizar uma ferramenta que controle essas ligações e as realize de forma a reduzir os custos com telefonia é imprescindível. Essa é a função do gateway GSM em uma solução IP. O equipamento permite a interconexão entre a rede IP e a rede GSM, possibilitando a originação de chamadas para celulares de forma transparente, por meio de um PABX IP, independentemente da localização geográfica.
Genericamente, um gateway é uma porta de ligação, ou seja, uma máquina intermediária que liga redes, separa domínios, traduz protocolos, entre outras funções. Routers e firewalls, por exemplo, são gateways, já que servem de intermediários entre os usuários e a rede.

O gateway GSM, por sua vez, é um intermediário entre uma plataforma PABX IP e as redes das operadoras de celular, realizando ligações de ramais autenticados na plataforma. Esses ramais podem ser utilizados internamente na empresa ou em um ambiente externo, por meio de dispositivos móveis, como tablets, celulares, ATAs ou notebooks.

A utilização do gateway GSM auxilia na redução de custos, já que utiliza o módulo de portabilidade, que define a rota de menor custo para o completamento de ligações (o gateway GSM pode utilizar chips de diversas operadoras). Além disso, é também uma ferramenta que ajuda na comunicação com clientes e outras unidades da empresa pelo fato de poder ser utilizada em uma localização geográfica diferente da matriz.

Mobilidade via gateway GSM
A possibilidade de mobilidade do gateway GSM é bastante auxiliar também quando o sinal das operadoras de celular não existe ou é fraco onde estão localizadas a matriz ou alguma outra unidade. Esta utilização remota se torna possível porque os ramais autenticados na plataforma PABX IP se comunicam com o gateway por meio da internet.

Assim, uma empresa que tenha unidades em diferentes estados pode realizar ligações GSM para clientes com um custo de ligação local. Isso ocorre pelo fato de que, por exemplo, um ramal utilizado na matriz em Santa Catarina pode realizar uma ligação celular utilizando o gateway GSM que está em São Paulo.

Principais características do gateway GSM:

  • Facilita a comunicação com clientes por meio de ligações entre celulares.
  • Viabiliza a comunicação de equipes da matriz com outras unidades e com o pessoal externo a menores custos.
  • Possibilita o uso da solução em diferentes localidades geográficas, por meio da internet.
  • Roteia todas as ligações, utilizando rotas de menor custo.
  • O gateway GSM é, portanto, o equipamento que possibilita reduzir custos e facilitar as ligações entre celulares em uma empresa.

Fonte: c a n a l t e l e c o m . c o m . b r